domingo, outubro 08, 2006

Uma semana depois

Agora que parei num cyber-café já tenho tempo suficiente para dissertar extensivamente sobre estes primeiros dias de praga. Em primeiro, quero informar de que arranjei um apartamento, pelo que há espačo mais que suficiente para quem queira visitar-me. Se quiserem fazer-me uma surpresa, aparečam na Rua (Ulice) Hussitská 13/853, Žižkov, 13000 Praha 3. Náo temos mobília, pelo que passo a vida no ikea em busca do mais barato para dar ares de sobrevivěncia ao espačo. Mas temos uma casa-de-banho em mármore verde com uma banheira que é o meu orgulho mais recente. Daqui a sete dias será a festa de inauguračáo. Aproveitamos o facto de náo ter nada dentro para que nada se possa partir ou estragar. É um novo conceito avant-guarde, a nočáo de niilismo levada a um extremo absoluto... A ver vamos...
Quanto ao resto, estes primeiros dias těm sido bastante calmos. Vagueio alheado por Praga, combino um encontro com este ou com aquele, marco um café para conversar um pouco ou trato de burocracias. Receio que o ambiente erasmus em Praga seja relativamente diferente do que o que se pode atingir quando em sítios pequenos como Coimbra. A dimensáo da cidade implica também a fugacidade dos encontros e a celeridade do tempo. Tudo é longe..
Deste modo, penso que irei usufruir deste meu ano erasmus de um modo pouco convencional. Tenho bastante tempo livre (pelo menos, é essa a primeira impressáo), a avaliačáo na faculdade assemelha-se bastante simples e fácil (o meu primeiro exame é já esta semana; e assim se despacha oftalmologia),... Penso utilizá-lo mais em aprofundar capacidades e competěncias do que em festas e ressacas. Tenho-me esforčado por conhecer o máximo de checos e da sua cultura; estou inscrito no curso intermédio de checo da minha faculdade; conheci a famosa Verónica, ex-erasmus em coimbra que fala um portuguěs absolutamente brilhante e que me propos um encontro regular para ela falar portuguěs e eu checo; quero definitivamente aprender a cozinhar e a tocar ukulélé;... Mas fica a nota de que hoje, o dia em que escrevo isto, estou na verdade sobre o efeito de uma severa ressaca das 3 noites passadas. É o clássico!
Foi aliás essa minha vontade de conhecer a fundo um novo país que me fez mover de Hostivař (a residěncia de estudantes) para o centro da cidade. Reflecti e pensei que Hostivař é algo universal e repetível, náo tem a singularidade de uma cidade como Praga. Hostivař existe aqui, mas também em Paris, Berlim, Atenas ou Brancanes. Quis poder deitar-me e sentir que estou no centro da Europa, que lá fora, á distáncia de um rol de degraus (e náo a 45 minutos de eléectrico), está a cidade que escolhi para este ano. Certamente vou perder o ambiente dos corredores, as festas de que se fala tanto e de que eu tambéem tanto gosto, a pluralidade de načoes que teria em Hostivař. É escolher entre a máo esquerda e a direita quando se gosta igual de ambas. É, agora, também a necessidade de justificar uma escolha que náo foi fácil nem emocional; foi uma soma de razoes que se me pareceram plausíveis. Espero, siceramente, náo me arrepender.
Hoje será a primeira noite na nova morada. Um colcháo e saco-cama serve¨m para sobreviver nestes primeiros dias. Nos próximos que viráo, as feiras e lojas de segunda-máo váo poder contar comigo como presenča habitual.
Por hoje, konec!
Marta (a única pessoa que segue este blog), por favor, vai divulgando-o. Gostava de ler comentários, saber o que se passa por Coimbra, e o blog seja talvez o modo mais fácil.
A todos, o meu grande bem-haja!

2 Comments:

Blogger marta said...

sim acho bem que divulges... e ja tens uma nova leitora... tenho dado ca alguns saltos e nao tinha visto alterações.. mas hj valeu a pena.. muita coisa nova.. realmente acho que a tua decisão apesar de nao ser pelo amis fácil foi corajosa.. deve ser bom viver numa casa sem nada..ai nao deve ser usada a palavra arrumação.. que ca me persegue lol as coisas por ca estão dentro d normal( coimbra ja cansa um bocadinho) se bem k cá este ano nao vai ser fácil =( muitas aulas de manha e logo as 9h o que dá cabo de mim..e muitas horas praticas..nem é bom!!!! ainda nao conheci nenhum erasmus por cá.. acho k para a minha turma tb n deve ir nenhum=( novidades por cá não há muitas... depois manda umas fotos dessa mitica casa... manda um bj a verónica ela é mm muito simpática!!! **** bons encontros e deambulações

12/10/2006, 09:03:00  
Anonymous Anónimo said...

tenho a certeza k tomast a decisão certa, assim vais sentir-t a viver n a vida de mais 1 estudant de eramus, mas a de 1 cidadão de Praga..parece bem mais interessant, lol.

01/11/2006, 04:44:00  

Enviar um comentário

<< Home