segunda-feira, outubro 23, 2006

Erasmus, 3 semanas em Freiburg


Hoje é, sem dúvida, o meu pior dia desde que cheguei, estou com uma ressaca que não se pode, nunca me tinha sentido assim: estou letárgico, enjoado, só consegui comer um iogurte (e a muito custo) e não imaginam a preparação psicológica necessária para me sentar ao computador e escrever no blog... Vodka polaco e tinto italiano é demais para um fraco estômago português.
Mas, falando de coisas boas, estas 3 últimas semanas têm sido fantásticas: muitas festas, pessoas de todo o mundo, uma confusão de línguas no meu cérebro, aventuras culinárias e, principalmente, sem rotinas, acordo sempre sem saber o que vou fazer nesse dia.
Freiburg é uma cidade universitária, não muito grande, talvez um pouco maior que Coimbra, mas bastante cosmopolita, o que eu não esperava, e que se deve provavelmente aos inúmeros estudantes estrangeiros que tem. É muito bonita, muito agradável, muito verde, muito limpa (até tem a fama de ser a cidade mais ecológica da Alemanha), tem um centro histórico com edifícios muito bonitos, tipicamente alemães e depois é circundada por montanhas (nomeadamente a Schlossberg), que velam pela cidade e lhe conferem um ambiente especial, em algumas zonas quase rural.
Eu estou a viver na maior residência de estudantes de Freiburg, a StuSie, a 5 minutos (no S-Bahn, o metro de superfície) do centro da cidade, que é um complexo com vários edifícios, situada no Seepark, o parque do lago, relvado, muito bonito, com inúmeros campos polidesportivos e um restaurante que se chama, imaginem, "Lago". A melhor parte da StuSie é o Rio bar, um bar muito agradável durante o dia, e muito movimentado durante a noite. O meu quarto é bom, espaçoso, não muito limpo de momento, com kitchenette e casa de banho só para mim. Aqui fica a minha morada: Sundgauallee, 10-03-11, 79110 Freiburg im Breisgau.
Nas primeiras 2 semanas não tive aulas, tive só um curso de alemão, por isso só tive que conciliar festa com festa e com um curso de alemão todas as manhãs, o que também não era assim tão difícil, porque aqui a noite começa realmente muito cedo (na última 4a feira vi uma fila enorme para entrar numa discoteca às 21.30(!) - é verdade, não é só publicidade). Nesta última semana já se tornou mais difícil, com aulas na Uni-Klinikum (é o nome do hospital da universidade), o que não me impediu de sair à noite, embora não até tão tarde. Ainda não conheci muitos sítios para sair à noite no centro de Freiburg, tenho andado mais pelo Rio bar e pelas residências, em jantares e festas Erasmus, e tenho gostado e bebido muito.
Tenho conhecido tantas pessoas, e de tantos países, e é disso que eu mais estou a gostar, do contacto com diferentes culturas, com diferentes línguas. Ando a esforçar-me por aprender alemão, mas acho que tenho treinado mais inglês, espanhol e italiano do que propriamente alemão. Até já sei algumas palavras em polaco e em grego! Portugueses aqui é que há poucos, ainda só conheci um (para além do Danicha, natürlich), embora já me tenham dito que há para aí mais alguns, algures em Gewerbgebiethaid, a ouvir fado, a comer bacalhau e, claro, a ver o Benfica. O que é muito engraçado, e que me surpreendeu, é o número de pessoas que sabem falar português. Já encontrei muita gente que é capaz de manter uma conversa em português, o que é muito bom para o meu orgulho lusitano.
Durante o dia tenho tido sempre que fazer, ou aulas, ou kaffee, até já fui ver o Freiburg SC ao estádio! Era um jogo de grande cartaz, entre os 2 últimos classificados da 2a divisão alemã, mas mesmo assim com 11000 espectadores! O Freiburg ganhou e com um português, o Cafu, que jogava no Boavista. Também tenho cozinhado bastante e quando cozinho só para mim, vocês já devem estar a imaginar, toda a minha criatividade culinária se liberta e crio majestosas mistelas nas quais tenho muito orgulho! Tenho feito cozidos, sopas (elogiadas um pouco por todo o mundo), esparguetes e não posso fazer mais porque só tenho um tacho (não tinha noção que os tachos eram tão caros...). O único senão destas semanas é a ausência de viagens. Tenho estado sempre em Freiburg, já conheço razoavelmente a cidade, mas tenho de sair... Hoje seria um bom dia para isso, houve pessoal, incluindo o Danicha, que foi à Schlossberg, mas, no estado em que estou, Schlossberg, Carlsberg... tudo isso me enjoa.
Nesta primeira semana de aulas tive Oftalmologia (Augenheilkunde) e estou a gostar bastante: os professores têm sido superacessíveis e nas práticas, como estou só eu com o professor, explicam-me as coisas em inglês, o que me tem permitido aprender. Os colegas alemães têm também ajudado muito, têm sido muito simpáticos e prestáveis. Nota-se também que o curso aqui é muito mais prático, as aulas práticas são realmente práticas. As teórico-práticas é que não me servem de muito, só consigo perceber de que estão a falar, mais nada. Acabo oftalmologia esta semana e na 6a tenho logo exame prático, que não faço ideia como será, mas dizem que não é muito difícil. Do que eu não estou a gostar muito aqui é da sobreposição de horários. Ainda só fui a uma teórica porque as aulas coincidem com teórico-práticas e até já me disseram que eu faltei a teóricas obrigatórias, das quais eu não sabia da existência. Ainda não tenho nada orientado, começo a ficar com a ideia de que não vai ser fácil, e então se tiver de fazer tudo em alemão... Mas as coisas vão-se resolver, tenho de me informar de tudo isso esta semana e contar com a ajuda de S. Erasmus...
Acho que não há muito mais para contar, ainda assim penso que ficaram com uma ideia de como têm sido estas últimas semanas. Vão dizendo coisas para o mail, vemo-nos também no messenger, embora eu agora não tenha tanta disponibilidade para ir lá, porque de cada vez que lá entro fico 2/3 horas e agora com aulas...

Tschüs, viele gruesse aus Deutschland

P.S.- Estou melhor da ressaca, escrever isto ajudou bastante! Agora vou ver se já consigo comer... Acho que um peixinho cozido é capaz de não ser mau.