segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Arezzo, Perugia, Assisi

Ciao a tutti,Como manda obrigatoriamente a passagem no exame de terapia (o mais dificil que tenho de fazer por cá) o fim de semana, foi passado a 300 e tal Km de dist. Fui com a Alexandra e a Diana.Em Firenze apanhámos a Benni em Firenze. Em Arezzo deixei o meu cachecol no comboio (mas após diligências e viagens entre Arezzo e Firenze, sei que ele está de cima da fotocopiadora do gabinete ai viaggiatori em Arezzo, à espera do dono desleixado:)Arezzo, terra onde foi gravada "La vitta é bella", a pareceu-nos com ruas frias, ventos polares que condiziam com a pedra rústica dos edificios , e com bancas interminaveis de velharias, desde bugigangas que pareciam recolhidas do caixote do lixo ao virar da esquina, a vinys antigos, antigos anuncios publicitários(lembram-se daqueles da coca-cola, a moveis monstruosos, motas com carro lateral transformado em sofá, as primeiras bolas de futebol e rugby feitas em coro, carrinhos de bebé iguais aos que apareciam nos filmes a preto e branco... uma piazza completamente inclinada apelidada pela Aelxanadra como o Largo da Sé Nova sem a Sé no meio. Enfim, uma cidade a voltar de certeza (nem que seja só pelo cachecol,lool)A seguir Perugia...
Apareceu-nos cheia de jovens (maioria ainda do secundário), como em toda a Itália todos iguais e todos bem arranjados, nao so na roupa mas tambem no modo de deambular pelas ruas, so visto.
os fascinios da cidade escondiam-se em cada ruela que subia e descia das ruas largas principais, passando pelas curvas e esquinas debaixo das arcadas, as galerias que revelam antigos edificios que se escondem por baixo de verdadeiros monumentos,...(arqueologos venham para Itália)
Ficámos num ostelo de juventude que estava fechado da meia noite as 6 da manhae tinha de se sair ate as 9h30. que raio de horário para um ostelo de juventude. É claro que num Sábado à noite em Perugia, a noite prolongou-se ate as 6 entre uma pizza e uma garrafa de vinho com o Miklos(hungaro que conhecemos por lá) um capucino, umas birras e tal no Velvet e no Domus. Uma noite onde só parei de dancar pra vir pro ostelo.
N dia seguinte, 3 horas de sono, um banho revigorante, um croissant cheio de chocolate e umas sandes com geleia feita pela mamã estava pronto pra calcorrear Assisi.
Quanto às meninas a Benni já tinha ido na noite ant pa Firenze (quase que perdia o comboio, mas gracas ao motorista do autocarro que desceu os 4 km ate à estacao a um ritmo alucinante quase capotavel apos o nosso pedido), pq ja tinha ido a Assisi, quanto as meninas de medicina de Coimbra, o cansaço falou mais alto e apanharam o comboi pra Bologna.
Eu e o Miklos fomos pra Assisi. Adorei ser envolvido por aquela cidade. A cidade é magnifica.A capela de S. Francisco de Assis e suberba, com duas capelas (uma inf e outra sup) a missa lá dentro tb é algo especial (sim Miguel rezei pla tua aventura maluca plos balcãs). Ainda para mais quando se sai e se vê os jardins com arbustos a dizer "pax" e um Tau iluminados pelo por do sol das 6 da tarde.
Em Assisi, vi uma das raparigas mais lindas que já vi, era polaca. Já conheci duas polacas no meu Erasmus e não tem só fama, são mesmo lindas por fora. Depois in loco tiro a prova dos nove quando fizer a minha viagem (Bologna-Esocolmo-Cracovia-Bologna) no fim de Fevereiro.
Beijos e abracos Erasmicos
Ciao gnari